Se tem uma coisa que eu sempre gostei, desde criança, é de livros e cadernos de receitas.
Quando eu ainda era criança, adorava pegar os cadernos da minha mãe, todos escritos à mão (o que era uma coisa linda e que hoje, infelizmente não existe mais) e ficar lendo as receitas, escolhendo uma para fazer no final de semana e imaginando o sabor que elas teriam.
+ Aprenda a fazer um bolo de abobrinha que é hit nos Estados Unidos +
Na minha adolescência, aproveitava as tardes livres sem ninguém em casa (pai, mãe e irmãos já trabalhavam), para testar todas as receitas do tal caderninho da minha mãe. Uma a uma.
Pedia para os meus pais comprarem os ingredientes e testava a receita. Aí marcava no caderninho um “ok”, quando a receita dava certo e um “não” quando não era boa. E fazia a alegria da família quando chegava em casa e tinha alguma coisa gostosa para comer.
+ Receita de Vó: Curau de Milho +
Cresci e continuei gostando dos tais caderninhos. Até hoje ainda testo as minhas receitas (claro que em menor frequência porque não sobra muito tempo), mas os hábitos infantis seguiram, com os oks e nãos nos livros…
E sistemática como sou, não gosto de ir fazendo assim, de qualquer jeito. Gosto de seguir a ordem do caderninho, fazendo uma depois da outra, sem pular nenhuma.
E aí, esses dias, a receita da vez era uma tal de “Amarelinhas”. Que raio é isso, pensei?
+ Comeu muito no final de semana? Faça um suco verde que ajuda a desinchar +
Mas, obediente aos meus métodos, comprei os ingredientes e fiz. Aí descobri. Amarelinhas são uma mistura de cocada com bombocado. Um doce certamente de herança portuguesa, pelo uso das gemas, mas com uma boa abrasilerada, pelo coco.
E ficou uma delícia. Ganhou um OK imenso no meu caderninho.
E é facinho de fazer, ensino pra vocês aqui hoje.
Amarelinhas de Coco
Ingredientes:
– 1 coco pequeno ralado grosso (não adianta fazer com coco ralado de pacotinho, tem que ser da fruta mesmo. Se você não tiver paciência de quebrar o coco e ralar, em algumas feiras eles ralam o coco na hora para você)
– 10 gemas
– 10 colheres de sopa de açúcar
– 1 colher de sopa de manteiga sem sal
Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 180°C.
Unte uma forma de buraco no meio de aproximadamente 19 cm de diâmetro com manteiga e polvilhe açúcar.
Misture bem todos os ingredientes e coloque na forma. Asse por aproximadamente 30 minutos ou até colocar um palito no meio e este sair limpo; e ter uma crosta dourada.
Espere esfriar e sirva com um cafezinho. Fica uma delícia!!!
A próxima receita do meu caderno de receitas é de Rosquinha… Será que eu vou fazer?
Use a #MagaliViajante para postar as fotos das receitas que você aprender aqui nas mídias sociais. A sua foto pode aparecer no instagram da Magali.
Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,Twitter,YouTube e até Snapchat. Segue lá!
Arquivado em:Receitas Tagged: amarelinhas de coco, bombocado, cocada, Magali cozinha, Receita, receitas com coco, sobremesa, sobremesas portuguesas
